quinta-feira, 19 de julho de 2012

Plano de aula: Etnia e Modernidade


Instituição de Ensino: Colégio Polivalente de Feira de Santana
Avenida João Durval Carneiro – Bairro – Brasília – Feira de Santana-Ba.
Público alvo: alunos do 30 ano do ensino médio
Disciplina: Geografia
Duração: 3 aulas de 50 minutos
Tema: Etnia e modernidade
Professora: Maria Creuza Santos Costa

OBJETIVOS:
·         Interpretar as notícias veiculadas pela mídia em torno de conflitos étnicos, discriminação racial e preconceito;
·         Respeitar e valorizar a diversidade cultural, de forma a estabelecer uma convivência pacífica com cidadãos de diferentes etnias, credos e culturas;
·         Assumir postura crítica em relação à manipulação realizada pela mídia em geral;
·         Refletir sobre a situação de indígenas, negros e outras minorias na sociedade brasileira atual e ao longo da história;
·         Compreender dados apresentados sob forma de tabelas.

CONTEÚDOS:
·         Diversidade cultural
·         A questão étnica no Brasil

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:

1a aula
·         Dividir a turma em grupos de 7 alunos
·         Pedir aos grupos que analisem notícias em jornais, revistas, tele-jornais sobre a temática – etnia e modernidade.
·         Destacar os pontos de cada notícia:
Qual o assunto?
Onde aconteceu?
Quando?
Como?
Quem estava envolvido?
Por que isso aconteceu?
·      Depois da análise das notícias fazer um semi círculo para debater os pontos levantados pelos grupos e discutir sobre a diversidade étnica e o respeito ao próximo.

2a aula
·      Exibição de parte do filme Quilombo,  Direção de Cacá Diegues – Brasil 1984
·      Exibição de parte do filme – Caramuru – A invenção do Brasil – Jorge Furtado e  Guel Arraes.
·      Os grupos elaborarem texto sobre a diversidade étnica brasileira e mandar via e-mail para a professora.

3a aula
Sala de informática
·         Pesquisar em sites de busca textos e dados sobre a inserção do negro no mercado de trabalho.
·         Pesquisar e comparar dados da população indígena no período colonial e atual.
·         Análise de textos sobre a cultura indígena.
Responder as questões:
1.      Como você explica a participação do negro no mercado de trabalho?
2.      O que pode ser feito para mudança desse percentual?
3.      Quais seriam os motivos para a redução da população indígena?
4.      O que deve ser feito para a preservação da população indígena e a sua cultura?

Recursos didáticos:
·         Jornal
·         Monitor educacional
·         Vídeo
·         Computador – internet

Avaliação:
·         Participação dos alunos nos grupos e nos debates
·         Os textos elaborados pelos grupos
·         Desempenho deles na resolução dos questionamentos.

Referências:

LUCCI, Elian Alabi; BRANCO, Anselmo Lazaro; MENDONÇA, Claudio. Território e sociedade no mundo globalizado, volume 3: Saraiva 2010.

TELEFORNAL GEOGRÁFICO: Mundo Jovem, Rio Grande do Sul, 2010 – junho n0407.

FURTADO, Jorge; ARRAES, Guel. Caramuru. Disponível em: < http://www.youtube.com/watch?v=9NidjfswfQ>.

QUILOMBO. Disponível em: < http://www.youtube.com/watch?v=ewl5fHKQvKA>.

A MULHER TRABALHADORA É O NEGRO DE SAIAS. Disponível em: http://wwwl.folha.uol.com.br/folha/dimenestein/gilberto/gd300400.htm.>.

O BRASIL NEGRO. Disponível em: < http://crmariocovas.sp.gov.br/grp_l.php?t=002 >.











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